terça-feira, 16 de agosto de 2016

Atividade "Movimento Pinça"

Montessori disse que as mãos são os instrumentos da inteligência humana. Explicou também que é por meio das mãos que a mente humana se revela, e fez um apelo: Nunca dê à mente mais do que der à mão da criança.


Durante a primeira infância, as crianças desenvolvem dois aspectos da motricidade, a motricidade ampla e a fina. A ampla abrange movimentos “grandes”: engatinhar, andar, pular, correr. Já a fina trabalha com ações menores e mais precisas, envolvendo as mãos e pontas dos dedos. Um exemplo é o famoso movimento de pinça (quando ela consegue segurar um objeto entre os dedos polegar e indicador).
Ambas essas habilidades vão ser exercitadas simultaneamente durante toda a Educação Infantil e são um preparo para desafios futuros, como segurar lápis e começar a desenhar as primeiras letras. Desenvolver a coordenação motora dá à criança uma sensação de controle sobre o ambiente, já que, a partir de então, ela terá destreza para manusear materiais.

  Os alunos do maternal I fizeram duas atividades, uma com o pegador de massa tentando pegar rolhas, e a outra com uma pinça bem fina tentando pegar pequenos pompons. 






 Já os alunos do maternal II fizeram apenas com a pinça fina.






Obs. Alunos que não estão nas fotos, podem estar dormindo ou não estarem no dia que foi realizada a atividade.
Atividade realizada pela Professora Michelly Kaster
Auxiliar de Educação Narieli Pacheco -Maternal I matutino 
Auxiliar de Educação Emanuele Comin - Maternal I vespertino
Auxiliar de Educação Rosemari Salmória - Maternal II matutino
Auxiliar de Educação Caroline Blank  - Maternal II vespertino 
Auxiliar de Educação Mariana Minati - Maternal II vespertino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário