Tanto para Vigotsky (1984) como Piaget (1975), o desenvolvimento não é linear, mas evolutivo e, nesse trajeto, a imaginação de desenvolve. Uma vez que a criança brinca e desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento, ela dificilmente perde a capacidade. É com a formação de conceitos que se dá a verdadeira aprendizagem e é no brincar que está um dos maiores espaços para a formação de conceitos. Negrine (1994, p.19) sustenta que
As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral
indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da
criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas: a
inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são
inseparáveis, sendo a afetividade a que contribuiu a energia necessária
para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança.
Brincar é sinônimo de aprender, pois o brincar e o jogar geram um
espaço para pensar, sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolve
o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, satisfaz
desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade. As
interações que o brincar e o jogo oportunizam e favorecem a superação do
egocentrismo, desenvolvendo a solidariedade e a empatia, e introduzem,
especialmente no compartilhamento de jogos e brinquedos, novos sentidos
para a posse e o consumo.
Obs. Alunos que não estão nas fotos, podem estar dormindo ou não estarem no dia que foi realizada a atividade.
Atividade realizada pela Professora Michelly Kaster
Auxiliar de Educação Narieli Pacheco -Maternal I matutino
Auxiliar de Educação Emanuele Comin - Maternal I vespertino
Auxiliar de Educação Emanuele Comin - Maternal I vespertino
Auxiliar de Educação Caroline Blank - Maternal II vespertino
Auxiliar de Educação Mariana Minati - Maternal II vespertino
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