domingo, 11 de junho de 2017

Falando um pouco sobre Psicomotricidade (Geraldo Peçanha de Almeida)


É a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
O comportamento de um professor que quer trabalhar com Psicomotricidade é sempre de um observador, afinal, é nas atividades diárias que este profissional vai introduzindo práticas com objetivos psicomotores. Não se podem dissociar as execuções. Motricidade deve estar ao lado de afetividade. São estes dois aspectos que se juntam para formar uma concepção maior que chamamos de trabalho psicomotor. Portanto, o comportamento é uma atitude de o professor não desqualificar as relações vividas pelos alunos nos ambientes educativos. Pelo contrário, é fazer com que cada ação, por mais simples que seja, possa ser percebida pelo aluno na sua complexidade e na sua essência. 
O compromisso é sempre muito questionável. alguns acham que ele trabalhado demais vira opressão, uma maneira de forçar o trabalho acima daquilo que se considera adequado. No entanto, dada as atuais situações da escola infantil e da escola primaria, precisamos relembrar que, até bem pouco tempo, escassas eram atitudes verdadeiramente brasileiras aplicadas nos ambientes educativos. Muitas ideias eram colagem de experiências vindas de um país distante, de uma realidade distante e para objetivos mais longínquos ainda.
Ambiente educativo é um espaço humanizado. Espaço humanizado é um ambiente educativo. 
Para isto acontecer, é preciso lembrar que ambientes são compostos por: recursos, ações, pessoas, relações sociais e exploração coletiva.

Livro - Teoria e Prática em Psicomotricidade.

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